Castilho

Secretaria de Saúde de Castilho realiza quase 150 cirurgias de catarata

DSC_0222

CASTILHO – A emoção de ter a visão restabelecida foi experimentada por 144 castilhenses só neste ano. São pacientes que se submeteram a uma intervenção cirúrgica no olho para remoção de catarata.

Algumas dessas pessoas estavam há anos com a visão prejudicada e que foi completamente restituída graças ao investimento da Secretaria Municipal de Saúde.

Esse número ainda pode aumentar, já que há outros agendados para o mês de dezembro.

De acordo com a secretária Janini Nascimento, de janeiro a novembro de 2017 foram atendidas pelo menos 60% das pessoas que estavam na fila de espera.

“As cirurgias foram feitas todas no AME em Andradina, mas pagas com nossos recursos”, explicou Janini.

O desejo da secretária é zerar a fila de espera por essa cirurgia, mas ela acredita ser um pouco difícil devido a demanda.

“Temos muitos diabéticos e idosos, sem contar que também sempre aparecem novos pacientes”.

Para esse ano ainda estão previstos mais 80 testes de retina em parceria com o AME. Nenhum desses procedimentos tem custos para os pacientes.

CATARATA – A catarata é uma opacidade do cristalino (lente natural do olho). Para pessoas que têm catarata tem a visão nublada, como se olhassem por uma janela embaçada ou enevoada. Essa visão nublada pode tornar mais difíceis tarefas como ler, dirigir um carro ou interpretar a expressão das pessoas.

A maioria das cataratas se desenvolve lentamente e não perturba a sua visão desde o início. Mas com o tempo, a catarata acabará por interferir na visão.

Em um primeiro momento, iluminação mais forte e uso de óculos podem ajudar a lidar com a catarata. Mas se a visão prejudicada interfere com as atividades normais, é necessário fazer a cirurgia de catarata. Felizmente, a cirurgia de catarata costuma ser um procedimento seguro e eficaz.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, o que representa cerca de 20 milhões de pessoas.

Como a expectativa de vida da população mundial está aumentando, o número de pessoas com catarata tende a crescer.

Comente

Mais vistos

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2016

To Top