Castilho

Fátima Nascimento e alunos fazem plantio de árvore em Castilho

pantio (1)

 

Na semana que se comemora o Dia da Árvore, a Prefeita Fátima Nascimento realizou mais uma ação ambiental em parceria com alunos da Rede Municipal de Ensino. Na manhã desta quinta-feira,19, ela participou do plantio de mudas juntamente com alunos da EMEI “Paulo Sérgio” nas imediações da escola.

“Essa é uma ótima iniciativa que ensina nossas crianças desde cedo a darem importância para o nosso meio ambiente. Quem planta uma árvore está plantando o futuro.”, destacou Fátima.

Tal atividade foi monitorada pela bióloga Luzia Margarete Araújo Rigo que todos os anos desenvolve essa ação. De acordo com a bióloga foram plantadas mudas na avenida Marcílio e Camélia Reis, bairro Leão 1, canteiros dos bosques e também entre o posto Check-Up e o bairro Nova Iorque.

O Dia da Árvore – No Brasil é comemorado em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.

A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra porque aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais.

Além disso, entre as diversas espécies arbóreas existentes, incluem-se várias plantas frutíferas, como é o caso da mangueira, limoeiro, goiabeira, abacateiro, pessegueiro e laranjeira.

Além de produzirem alimento, as árvores também possuem outras aplicações econômicas. A madeira por elas produzidas serve como matéria-prima para a criação de móveis e até mesmo casas. A celulose extraída dessas plantas, principalmente pinheiros e eucaliptos, é fundamental para a fabricação de papel. Além disso, algumas espécies apresentam aplicabilidade na indústria farmacêutica por possuírem importantes compostos.

Em virtude da grande quantidade de utilizações e da expansão urbana, as árvores são constantemente exterminadas, o que resulta em grandes áreas desmatadas.

Comente

Mais vistos

To Top